sábado, 24 de maio de 2008

Quem é Luís Vaz de Camões?



Antes de iniciarmos o trabalho sobre Os Lusíadas, que tal conhecer um pouco a história de seu ilustre autor?

Bem, Luís Vaz de Camões é este aqui, à esquerda. Aparência, digamos, diferente, não? Pois é... ele não tinha o olho direito mesmo. O perdeu num combate contra os Mouros, em 1549.

Não se sabe ao certo o local de seu nascimento, nem a data. Coimbra e Lisboa (ambas em Portugal) ainda hoje reivindicam ser seu local de nascimento, o que estima-se ter ocorrido entre 1517 e 1525. Ao certo só sabemos a data de sua morte, que foi em 10 de junho de 1580, em Lisboa.

Sua vida é ainda um mistério e envolta de lendas. A maioria dos dados que se sabe são baseados em suposições.

Tinha gênio forte e acabava envolvido em brigas e confusões, o que lhe rendeu sua ida à Índia, embarcado para o serviço militar. Lá ficou cerca de 25 anos, chorando o "exílio amargo e o gênio sem ventura".

Por volta de 1570 voltou a Lisboa com os manuscritos de Os Lusíadas, sua obra-prima. Em 1572 ela foi editada e dedicada a D. Sebastião, o rei de Portugal, que lhe concedeu uma pensão de modestos 15.000 réis.

Apesar de sua fama e prestígio de poeta, morreu na miséria. Teve seu enterro pago por uma instituição de caridade, a Companhia dos Cortesãos.

Quase toda sua obra foi editada portumamente.

Nenhum comentário: