Esta escola literária é conhecida também como Renascimento.
Surgiu na Itália e logo se espalhou por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI, e foi considerada o marco inicial da era moderna.
Contexto histórico
Neste período a burguesia comercial e as atividades econômicas estavam crescendo mais e mais na Europa. Este desenvolvimento estimulou a vida urbana e o surgimento de um novo homem, não mais centrado na família, mas sim em seu prestígio conquistado através de talento e esforço próprio, contribuindo para o enriquecimento cultural.
Foi nesta época que grandes obras sobre filosofia, literatura e estudos científicos começaram a ser traduzidas e bastante difundidas.
Essas transformações político-econômicas refletiram diretamente nos poderes da Igreja, culminando na Reforma e na Contra-Reforma.
A Literatura
O Classicismo foi marcado por sua intensa produção literária. A poesia se desenvolveu imensamente, tanto a Lírica como a Épica (que veremos em Os Lusíadas).
As temáticas giravam em torno do espírito humanista, que levava à valorização do homem e suas realizações (antropocentrismo) e conservavam ainda todos os valores e formas da literatura medieval.
O autor que mais se destacou nesta escola literária foi Luís Vaz de Camões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário